superior uva tinta, originalmente procedente de Bordeaux (França), similar a Merlot, mas com maior concentraçao de taninos e antocianos (cor). Os vinhos de uva Tannat são sempre de bom corpo e muito cor, tendo entretanto taninos macios. Hoje pouco — ou nada — utilizada na origem, é muito cultivada na América Latina (Chile, Argentina, Uruguai e Brasil).
Regiões de Produção
conforme dito, a América Latina expressa bem a uva Tannat, em vinhos encorpados, saborosos e marcantes. O Uruguai adotou o Tannat como seu vinho símbolo, e tem tido expressiva presença no mercado internacional
Características dos Vinhos
saboroso, de cor rubi violáceo intensa, escura, com aromas de frutas maduras, ameixas, tâmaras e figos. O paladar inconfundível lembra um pouco a Merlot, mas com mais acidez (suave) e menos açucares, dando a nitida sensação de adstringencia dos supertananinos presentes em profusão.
Harmonização
Costela no bafo, ou um simples frango assado, com polenta e agrião. Pato assado com pure de batatas e cubos de queijo amarelo (gruyére ou provolone), couve fresca refogada. Presunto cru ou cozido, e pizza margherita ou calabresa. (Embora o Tannat seja digestivo, uma sugestão de cada vez)