Uva tinta de ótima qualidade, originalmente proveniente de Bordeaux (França), e de cultivação mais antiga. A Cabernet Franc é utilizada no clássico “corte bordalês”, junto a cabernet sauvignon, merlot e petit verdot. É ela a responsável pela estrutura, o esqueleto sustentador, dos grandes vinhos “grand cru” de Bordeaux (a Cabernet Sauvignon dá aroma, sabor e corpo, a Merlot dá suavidade, maciez e completa o sabor; a Petit Verdot dá um leve tempero). Os vinhos varietais da Cabernet Franc são robustos e aromáticos, embora mais tânicos e um pouco ácidos.
Regiões de Produção
Apesar da forte ligação que mantém com a região de Bordeaux, a Cabernet Franc se espalhou por todo o mundo, e é usada tanto em varietais como em combinações variadas.
Características dos Vinhos
Embora possa atingir bons níveis de qualidade, a Cabernet Franc não é ideal para vinhos varietais. Mesmo assim pode produzir vinhos de bom corpo, cor rubi intensa, mas sempre com acidez acentuada. Não são vinhos para guarda.
Harmonização
Acompanham bem carnes leves, aves defumadas, e sopas. São uma boa opçao para sanduiches e refeiçoes rápidas. Se for acampar, leve Cabernet Franc – é o único que resiste firme.