A Primitivo italiana, é a mesma que a Zinfandel da Califórnia. Ambas originárias da Croácia (zinh-fandahl), e usadas na produção de bons tintos. Na California é muito comum o “branco”, que é de fato um rosé (chamado White Zinfandel).
Regiões de Produção
A primitivo fica mais pelo sul da Itália, na Campania e Puglia. O vinho mais conhecido (DOC) é o Primitivo de Manduria.
Características dos Vinhos
Quem pensa que a uva Primitivo é capaz de produzir somente vinhos tintos jovens, está enganado. A partir dela também são elaborados tintos firmes e robustos, além de rosés de excelente qualidade.
O vinho tinto Primitivo, geralmente, é denso, de coloração acentuadae nitidamentefrutado. A base aromática dos exemplares de Primitivo são os aromas de frutas vermelhas e negras, geralmente muito maduras. Com a evolução do produto, delicadas notas de especiariasdoces podem ser facilmente percebidas. Na boca, é reconhecido por ser muito “redondo” e fácil de bebere não raramente pode demonstrar uma pitada de açúcar no final, auxiliando namaciezdo líquido.
Harmonização
No Brasil, e em todo mundo, diga-se de passagem, o vinho elaborado a partir da uva Primitivo é cada vez maisconsumido, e não é à toa. Ele tem opaladar que agrada aos sul-americanos, pois é frutado e concentradona medida certa.
Outro grande ponto que o faz serainda mais apreciadopor aqui é a harmonização com comidas que a maioria dos brasileirosadora, como carnes vermelhas assadas ou grelhadas, queijos amarelos e marcantes e também com pizzas dos mais variados sabores.